quinta-feira, 28 de novembro de 2013

COMO ORGANIZAR UMA FESTA DE DEBUTANTE

Me causou surpresa, e ao mesmo tempo soou como um alerta o fato de um cliente, que me procurou para saber mais dos meus serviços para realizar o cerimonial de 15 anos de sua filha,  afirmar  a certa altura da nossa conversa: " Eu pensei que num cerimonial de debutante, o Mestre de Cerimônias apenas chamava as pessoas para serem homenageadas e a debutante dançava uma valsa com seu pai e no máximo tinha um vídeo para ser exibido com algumas locações da aniversariante em alguns pontos da cidade."
Depois dessa afirmação e ao final de nossa conversa -  mesmo eu já tendo mais de 20 anos de experiência realizando cerimoniais de debutante -  passei a pensar que talvez o que esse pai quiz me  dizer  fosse o pensamento de muitos outros pais que pretendem fazer uma festa e cerimonial de 15 anos para suas filhas e não têm a menor ideia de como isso funciona. Por isso, resolvi escrever sobre o assunto aqui no me blog.



O ideal é que a  organização de uma festa de debutante comece quando a menina tiver no máximo 5 anos de idade. Você deve estar achando estranho essa afirmação. Mas calma. Vou explicar: Veja só, porque isso? Simples! Quando os responsáveis começam a planejar a festa de sua filha com essa antecedência de 10 anos, terão tempo de fazer uma poupança mensal compatível com o que deverão gastar para a festa da filha, ou caso ela não queira uma festa, servirá para uma viagem ou um bom presente, com toda certeza. Exemplo, atualmente, em final de 2013, uma festa para 200 pessoas numa casa de festa modesta não sairia por menos de R$20.000,00.
Considerando esse valor, em 10 anos teremos um total de 120 meses(10 X 12 meses). Caso os pais comecem a depositar R$100,00 mensalmente, terão sem correção, ao final de 120 meses o total de R$12.000,00. Corrigido esse valor, certamente terão uns R$30.000,00 ou mais. Essa é uma providência ideal. Entretanto, se isso não for possível, o jeito é reduzir o número de convidados e procurar a casa de festas com melhores condições de serviço e preço, ou buscar recursos em outro lugar, caso não os tenha.
Mas, também, será muito importante na organização geral da festa  procurar um profissional gabaritado e experiente em cerimoniais de debutantes para ajudar a fazer tudo funcionar perfeitamente bem.
E quais são essas providências que devem fazer parte da organização geral? Vamos relacionar abaixo as principais:


1 - Conhecer o local da festa com antecedência;
2 - Verificar as dimensões do local; Onde ficam: a suite da debutante, o local do DJ, o local do cerimonial, o tamanho da pista de dança, entre outras;
3 - Preparar um roteiro de tudo que irá acontecer no inicio da festa, depois o que irá acontecer até o momento do cerimonial e finalmente o como será o cerimonial;
4 - A seguir será a vez de marcar os ensaios de coreografias com um mínimo de 2 meses de antecedência da festa;
5 - Fazer o ensaio geral do cerimonial no local na semana da festa;
6 - Criar um roteiro e texto de cerimonial que seja dinâmico, objetivo, bonito e emocionante para ser apresentado, em no máximo, 50 minutos, sem que ninguém perceba o tempo passar devido a forma dinâmica e profissional de ser apresentado;
7 - O roteiro precisa ser inovador, com esquetes divertidas e bem originais;
8 - O mestre de cerimônias precisa ter "jogo de cintura", boa dicção, boa apresentação pessoal; ser  profissional de locução, simpáticos, bem humorado, entre outros atributos muito importantes;
9 - A final do cerimonial, a festa deve continuar e o Mestre de Cerimônias que estiver apresentando o cerimonial  precisará  ter uma solução criativa e inovadora para esse momento de forma a "prender" todos os convidados atentos ao restante da  festa;
10 - O cerimonial precisa contar com gente experiente para fazer o fechamento da festa com prestação de contas de tudo que aconteceu aos pais e à debutante, antes de se despedir.

Túlio de Pinho é Mestre de cerimônias profissional, com registro no Ministério do Trabalho, e com experiência comprovada, há mais de 20 anos, como cerimonialista de cerimoniais de debutantes e eventos em geral.


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